Quinta-feira, 13 de Agosto de 2009

ERA OU NÃO ERA

 

                                                       

CASA DE LOUCOS

Era e não era: Estava e não estava, Ia e não ia. Ao chegar a casa, sentiu-se perdido, a porta e a chave tinham desaparecendo. Quis entrar pela janela, que nunca tinha existido, subiu á cave e ficou desalmado, também  o telhado tinha fugido. Viu-se sem casa, sem pai e sem mãe, sem terra e sem prado, sem bois nem arado, não tinha ninguém. Sozinho no mundo, sem eira nem beira, com desgosto profundo, e sem haver maneira de se encontrar, largou-se a chorar e a gritar também, todo exaurido, chamando pela mãe, que nuca tinha nascido. A mãe respondeu, o que foi meu filho, ó mãe venha cá que grande sarilho, estou sozinho no mundo sem, sem casa e sem telhado, sem chave e sem porta, e também sem janela. Caí na esparrela, deixei-me enganar, e agora estou sozinho, e sem saber o caminho para te encontrar. Não venhas meu filho, deixa-te ficar, espera por mim que eu estou a chegar, tua avó já grita que não consegue aguentar, teu avô estava louco, deixou-se morrer. E a parteira gritou, vou enlouquecer ninguém me chamou quando foi para o fazer. Casa de loucos. Autor. Eduardo Gonçalves  

publicado por Fisga às 13:00
link do post | comentar | favorito
|
28 comentários:
De M.Luísa Adães a 14 de Agosto de 2009 às 05:19
"Casa de loucos"

Muito interessante o que nos contas nessa "Casa de
loucos". Gostei, muito bom!

Agora uma pergunta:

cantei em verso a tua história, da diferença de vinte anos entre ti e a Doutora. No Final digo que aceitaste
e concordaste em eu, Mª. Luísa, escrever em verso, romanceado, a tua história verdadeira.
Digo: em homenagem a Eduardo gonçalves (Fisga)
(no final, é evidente).
Posso publicar daqui por uns dias? Tenho de ter a tua
autorização.

Queres que mande por email os versos, para tu leres,
ou publico (eu digo que tu confiaste e aceitaste).

É evidente que está romanceada em verso, mas conta o que se passou, na forma como costumo escrever.
Tenho autorização tua, ou não?
Se não tenho, amigos como sempre; se tenho, te digo
que está muito bonito e é em homenagem ao teu tempo passado , uma pequena parcela do passado!

Beijos,

Maria Luísa
embora eu


De Fisga a 14 de Agosto de 2009 às 09:43
Olá amiga Luísa. Claro que eu autorizo, estás à vontade, até porque eu não tenho nada a temer, só se fosse do filho dela. Mas ele é suficiente amigo meu para se sentir orgulhoso de eu ainda lembrar a Mãe com saudade. Eu estive a falar com ele na Terça feira dia 11 e contei-lhe. Olha eu publiquei um poema em homenagem à tua mãe, é só para te dizer e se quiseres dar uma espreitadela. E ele disse-me. É aquele que tu escreveste quando te desligaste da minha mãe? Eu disse: É. - Á! Eu sei, eu cheguei a lê-lo. Eu não tenho muito vagar, mas se me lembrar dou uma espreitadela. Mas estás à vontade. Por isso não tenho qualquer problema. Olha amiga. Eu a Partir de amanhã e até dia 22 vou estar ausente. Mas depois quando voltar, vejo o que tu escreveste. Hoje ainda vou estar todo o dia, e amanhã talvez, não é certo, até ao meio dia. Um beijinho e tudo de bom para ti amiga. Um bom fim de semana. Eduardo.


De M.Luísa Adães a 14 de Agosto de 2009 às 10:04
Eduardo

O poema está escrito e romanceado a meu modo e
como eu sinto, a razão que a levou ao afastamento.

Tens de estar preparado pela visão do poeta que pode
não ser real, mas é romântica e a essência é sentida
por mim e e ela dou vida, a meu modo!

Estás preparado? Talvez só a coloque quando voltares.
Entretanto, fica o poema "Mundo", até ao dia 22.

Espero que vás passear e descansar e fico à tua
espera. Obrigada por concordares. Parece-me ter
ficado interessante, ao meu estilo.

Beijos,

Maria Luísa


De Fisga a 14 de Agosto de 2009 às 10:50
Olá amiga Luísa. Obrigado por vires, a este teu/nosso espaço, onde és sempre recebida como mereces e como se deve receber um amigo muito querido. Olha minha amiga, quanto Á DATA DA PUBLICAÇÃO FÁS O QUE A TUA IDEIA TE ACONSELHAR, MAS SERIA MELHOR SE EU ESTIVESSE, POIS SEMPRE TERIA A MINHA MANIFESTAÇÃO DE CARINHO E AGRADECIMENTO. Mas tu és completamente livre para fazeres o que muito bem entenderes. Não te posso ajudar mais. Um beijinho deste amigo. Eduardo.


De M.Luísa Adães a 14 de Agosto de 2009 às 11:34
Eduardo

Está decidido! Publico a 22 agosto!

Obrigada,

Mª. Luísa


De Fisga a 14 de Agosto de 2009 às 13:33
Olá amiga Luísa. Ok. Decidiste pelo certo. Até lá um beijinho e bom fim de semana tudo bom. Eduardo.



De poetaporkedeusker a 14 de Agosto de 2009 às 16:59
Pronto, amigo! Desejo-te umas excelentes férias! Que venhas de lá cheio de criatividade e saúde! Penso que é o melhor que se pode desejar a alguém. Eu também vou estar afastada da net durante o fim-de-semana e, na 2º feira talvez vá ao hospital. Ainda não sei, mas tenho consulta marcada.
Um grande abraço!!!


De Fisga a 22 de Agosto de 2009 às 16:35
Olá amiga João. Obrigado por vires e por me desejares boas férias. Se tu fizeres isso. ires para a net, em x de ires ao hospital, nunca deixes que eu saiva, por eu deixo de te falar, não estás em posição de brincares com a tua saúde. Abraço. Eduardo.


De poetaporkedeusker a 24 de Agosto de 2009 às 15:55
Não senhor! Está descansado que eu fui mesmo ao hospital... mas depois andei uns três ou quatro dias que mal me podia põr de pé! Parecia que tinha sido atropelada por um camião! Esta coisa de ir para longe de casa, dá-me cabo do físico! É que são muitos transportes, muitas horas de caminho.
Abração!


De TiBéu ( Isa) a 14 de Agosto de 2009 às 19:32
Embora já te tenha desejado boas férias de uma outra forma, não podia entrar aqui e não deixar um bj
Boas férias Eduardo, boa viagem e de regresso cá nos encontramos, tu primeiro que eu, se deus quiser .



bj


De Fisga a 14 de Agosto de 2009 às 19:44
Muito obrigado pelo teu carinho amiga Tibéu . Beijinhos também para ti e boa viagem, e melhor regresso. Para não falar na estadia que espero seja do melhor. Beijinho, deste amigo. Eduardo.


De Just Moments a 15 de Agosto de 2009 às 01:32
Olá!!

Voltei e já sei que vais de férias!

Boas férias amigo..e volta rapidinho..fazes falta!!

Beijocas


De Fisga a 22 de Agosto de 2009 às 15:21
Obrigada querida amiga. Just. Por vires e por me desejares boas férias. És muito querida, Um beijinho por seres assim. Eduardo.


De rosafogo a 15 de Agosto de 2009 às 11:54
Belo este teu post, amigo Eduardo.
Como tens pouco tempo, passo só para te desejar boas férias, com grandes leituras e coisas bonitas que
escrevas para nos trazeres no regresso, ou então descansa apenas que é o que fazes melhor.
Um abraço desta tua amiga

natalia


De Fisga a 22 de Agosto de 2009 às 15:30
Olá amiga Natália. Obrigado por vires, é um gesto muito simpático da tua parte. Nunca tive dúvidas que és uma amiga de mão cheia, como diria um nosso compatriota Brasileiro. Olha Já li o livro todo pela segunda x. Amei. É o que melhor traduz, a forma como eu aprecio este teu trabalho. Obrigado por teres sido tão amável comigo, pois eu não tenho dúvida de que não mereço tanto. Mas tu fizeste questão e eu só tenho que te agradecer. Por causa do livro, eu gostaria de ter o teu endereço de e-mail. Não sei se tens alguma reserva em de dares. Se tiveres amiguinhos como dantes. Não precisas explicar. O meu endereço é o seguinte: sipo1936fisga@hotmail.com .Um beijo deste amigo. Eduardo. 15/08- ás11,54h


De *FreeStyle* a 17 de Agosto de 2009 às 04:37
Eheh....casa de loucos mesmo!!! mas bonito, parabens amigo Eduardo.

Qto ao video do Quim Barreiros não consegui ver, não sei pk mas não funcionou.

Quim Barreiros que não é absolutamente o meu tipo de musica, certo é que ele lá vai enchendo as salas!!!!



Abraçuuuuuuuuuu


De Fisga a 22 de Agosto de 2009 às 16:10
Olá amigo fre. Obrigado por vires, mesmo tendo sido tempo perdido, eu só tenho a agradecer-te. Acredita que numa casa de doidos, até o vídeo tinha que combinar, Não sendo eu decorador de profissão, vou fazendo o melhor que posso. Se foces adepto da m. Pimba, terias aproveitado ao menos o vídeo, assim olha fica para uma melhor altura. Paciências, nem tudo na vida são rosas. Um grande abraço Eduardo.


De Fisga a 22 de Agosto de 2009 às 16:53
Ólá amigo fre . Gostei de saber que achaste piada à casa de loucos. Quanto ao vídeo, não tem importância não o conseguires ver, pois eu fui procurar o Quim Barreiros com uma das suas criações mais fatelas para condizer com a postagem . Um grande abraço deste amigo. Eduardo.


De poetaporkedeusker a 18 de Agosto de 2009 às 17:30
Escreveste em prosa aquilo que te nasceu em verso, amigo! Toda essa "Casa de Loucos" está mesmo toda em rimas!
Espero que tenhas umas boas férias!


De poetaporkedeusker a 18 de Agosto de 2009 às 17:32
Fico furibunda quando me sai um pleonasmo como o que me saiu no comment anterior! Faz de conta que não deste por ele... :(


De Fisga a 22 de Agosto de 2009 às 16:16
Olá amiga João. Bom com essa do pleonasmo, é que me deixaste a abanar fininho. Já dei voltas ao meu tradutário e não encontro a esplicadura. Mas acredito, piamente em ti. Abraço. Eduardo.


De poetaporkedeusker a 24 de Agosto de 2009 às 16:07
É uma repetição que não faz sentido, que não é intencional. "TODA essa prosa está mesmo TODA em rima" . Isto não foi propositado. Foi gralha sintáctica... mas não te preocupes. Estas fúrias dão-me forte e passam-me depressa. Sou uma terrível crítica daquilo que eu mesma escrevo, mas só aplico isto a mim mesma. Agora foi uma repetição consciente e intencional do "mesma"...
Abraço!


De Fisga a 24 de Agosto de 2009 às 17:36
Olá a esta tenho que responder, e para começar vou dizer-te que vi. Foste ao hospital, Parabéns. Quanto à propositada gralha acentada, eu


De poetaporkedeusker a 24 de Agosto de 2009 às 17:47
Tudo bem. Só me apareceu metade da tua resposta, mas não te preocupes. Deve ser o sapo que anda outra vez a dar dentadas nas palavras. Às vezes utilizam-se os tais "pleonasmos" propositadamente, para acentuar uma mensagem que se pretende fazer passar. Aquele é que saiu mesmo sem eu dar por isso...
Estou quase a ter de me ir embora. Agora o Centro Paroquial está fechado para férias e eu estou cheia de sorte porque hoje até consegui ficar a tarde inteirinha no mesmo computador. Não houve muitos utentes e pude ter esse luxozinho.
Um abraço grande!


De Fisga a 24 de Agosto de 2009 às 19:08
Olá amiga João. Ainda tens que me explicar um dia, quem são esses piopesasnos . Que eu quero conhece-los. pelos vistos hoje devias ter jogado no toto , pois estás com sorte. espero que continues com sorte. Quanto ao sapo eu já nem digo nada, ele já não me respeita. Um abraço Eduardo.


De poetaporkedeusker a 26 de Agosto de 2009 às 14:26
:))) não me faças rir tanto que eu não tenho força :)))
eu nunca jogo no Toto, amigo...
Os "piopesasnos"... olha, são uns asnos que são muito "piopes"... ai, já me ri demais. Olha que me dói a cabeça e a barriga...
Abraço grande.


De Fisga a 26 de Agosto de 2009 às 20:34
Então, não te rias mais antes que fiques pioplasnada, e depois não tens aceitação em nenhum lado. Vê mas é se tratas de ti e te deixas de asnos. Abraço. Eduardo.


De poetaporkedeusker a 27 de Agosto de 2009 às 14:06
Olha, eu acho que já estou mesmo "pioplasnada"! Belíssimo adjectivo esse, para definir o lamentável estado físico em que me encontro! Acho que vou adoptá-lo... A ver se não me esqueço... é mesmo fixe! Amanhã chego ao hospital e digo logo que estou completamente "pioplasnada"! Sempre quero ver a cara da médica...
Abraço grande!


Comentar post

.quem sou eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 40 seguidores

.pesquisar

 

.Agosto 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.arca_animais-micros...

.arquivos

. Agosto 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Março 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Setembro 2012

. Junho 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Outubro 2010

. Julho 2010

. Abril 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.tags

. todas as tags

.favoritos

. UMA FOTOGRAFIA DE ALICE B...

. QUE SEJA, ENTÃO, PARA SEM...

. OBRIGADA, TAMBÉM POR ISTO...

. ALGUNS BRITOS E SOUSAS

. GRANDE MERGULHO

. No mistério do sem fim

. Viver como as flores

. Mar do Desespero

. Dia dos namorados

. Queria ser a força...

.links

.Visitas

 

.arca_animais-micros...

SAPO Blogs

.subscrever feeds