GEOGRAFIA IV
ORIENTAÇÃO RIGOROSA OU PELAS COORDENADAS
As coordenadas terrestres são pontos e linhas fictícias, mas determinadas matematicamente, que servem para nos indicar
A posição exacta de qualquer lugar à superfície da terra. Essas
Linhas são chamadas de: longitude, latitude, e altitude. A longitude (de um lugar) – é o arco do equador, compreendido entre o meridiano do lugar e um meridiano de referência, chamado primeiro meridiano (o qual passa por um lugar convenientemente escolhido). A longitude de qualquer lugar é medida no equador, entre o primeiro meridiano ou meridiano principal, e o meridiano que passa pelo lugar. Este meridiano pode ser oriental ou ocidental, conforme o lugar seja para oriente ou ocidente do meridiano principal. Latitude é o arco meridiano do lugar, compreendido entre o lugar e o equador. A altitude mede-se no meridiano desde o lugar até ao equador. Pode ser Norte ou sul, conforme o lugar fique a Norte ou a sul do equador.
Altitude – É a altura de um lugar acima do nível do mar. É medida na vertical que passa pelo lugar
De
Emanuela a 28 de Novembro de 2007 às 00:08
Nossa, geografia é mesmo uma coisa muito complicada, não é? Parece muito mais difícil para mim do que a matemática...
Beijinhos!
De
Fisga a 28 de Novembro de 2007 às 11:09
Minha cara amiga: A geografia, era complicada no tempo em que eu estudei, Hoje a geografia de que precisamos seja para que fim for, é só abrir o pc e temos os pratinhos todos feitos é só servir. Qualquer outra ciência idem idem aspas aspas, que bom ser assim. Por outro lado, se quando estudei houvesse a disponibilidade que há hoje eu não tinha marrado tanto, mas não tinha nada para escrever hoje, porque já está tudo escrito, minha amiga a matemática é das matérias mais bonitas, basta que se diga, as outras ciências sem a matemática pura e simplesmente não seriam. um beijo e um bom dia de sol. fisga.
De
Emanuela a 28 de Novembro de 2007 às 23:46
É verdade meu amigo, tudo está disponível. Mas acho que é importante aprender também de outras formas, aquelas bem antigas mesmo... Porque quando nos faltam as máquinas, há muitas pessoas que ficam igual baratas tontas...
Beijinhos!
De
Fisga a 8 de Dezembro de 2007 às 17:52
Eu não pretendo inventar nada mas, mas muito sinceramente não me dá prazer nenhum, transcrever o que já está escrito. prefiro agitar a minha memória.
um beijo.
Comentar post